Sobre o tema seguro rural/agrícola, a revista Valor Econômico (maio/2013), publicou uma reportagem muito interessante em sua página de número 55, através do Sr. James Rocha. O objetivo da REDEMG é simplesmente divulgar os pontos mais importantes abordados pelos especialistas nessa reportagem, considerando o enorme potencial de negócios que o tema representa, e o grande desafio em disseminar a cultura, oferecendo e promovendo, a segurança e proteção, das pessoas envolvidas nesse nicho de mercado.

Nessa reportagem foi abordado o objetivo do seguro agrícola, que é bastante amplo, se estende a oferecer proteção aos produtores rurais, contra adversidades climáticas, incluindo perdas em lavouras, animais, seca, granizo, excesso de chuva, e outras catástrofes naturais.

Segundo Neival Rodrigues Freitas, diretor-executivo da Federação Nacional de Seguros (FenSeg), o seguro rural é o segmento que mais cresce no mercado segurador, porém esse crescimento parte de uma base muito baixa, pois apenas 10% (dez por cento) da área plantada de grãos é protegida com apólices.

Sr. Leonardo Paixão, presidente do IRB Brasil Re, nos revela que na Argentina 50% da área plantada estão protegidas com seguro. Considerando que toda nossa extensão territorial corresponde a pouco mais de 850 milhões de hectares de terra, e que desses apenas 70 milhões são áreas plantadas, percebemos que temos muito a percorrer, existem grandes propriedades rurais sem seguro, e precisamos mostrar os benefícios do seguro para estes empresários/produtores.

WhatsApp Conversar